Só Templates

Créditos





Layout by



sábado, 14 de fevereiro de 2009

Projeto Carnaval


Projeto Conhecendo a História do Carnaval


Tema : Carnaval
Público alvo:Comunidade escolar
Duração:cinco dias
Inicio:16/02/09

Justificativa


A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.


Objetivos


  • Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira,sua origem e suas características;
    Identificar músicas de Carnaval;
    Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritimos.
    Produzir trabalhos de artes como pintura,desenho,recorte e colagem;
    Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas resgatando as tradições


Desenvolvimento



Conte brevemente a história do Carnaval e ressalte as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
Providencie fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas) para debates e comentários.
Elabore um mural com gravuras carnavalescas;
apresente alguns passos das danças carnavalescas e incentive-os a realiza-los.
Roda de conversa: (Pedindo que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que cada criança se desenhe com essa fantasia).
Oficina de Maracas: Pintar os maracas com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal.
Oficina de Enfiagem: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar com canudos coloridos e materiais diversos.
Oficina de máscaras: Confeccionar com EVA máscaras enfeitadas com lantejoulas,areia colorida,etc.
Oficina de música:Apresentar algumas marchinhas carnavalescas para trabalhar as rimas completando-as oralmente.
Apresente Marchinhas de Carnaval antigas às crianças.


Recursos



EVAs,tnt,som,revistas e jornais,cola,tesoura,canudos,fantasias,fantoches.


Culminância



Apresentar a história do carnaval de forma dinâmica(utilizando fantoches e/ou dramatizando)
Promover o Baile de Carnaval na escola com danças(marchinhas,samba,maracatu,afoxé,frevo)
Durante o baile promover um desfile de fantasias incentivando a participação de todas as crianças.

16 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem,tia Rose!Projeto claro e específico!

Anônimo disse...

Voce nem imagina como me ajudou,estava meio perdida e o seu projeto é curto e claro!
Obrigado!!

célia Aguiar disse...

Parabéns! Este projeto pode ser utilizado nas escolas de comunidades carentes como a minha.

Anônimo disse...

gostei do projeto vou aplica-lo em mimha escola do pre-escolar.bjs adeliene

lucivalda disse...

que projeto tia Rose!Amei.Era o que eu procurava.Parabéns.Lucivalda,quixada.a

cristina disse...

Achei o seu projeto o máximo,curto e objetivo.Parabéns.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu projeto, me ajudou muito.Está claro e objetivo.
obrigada.

Marta Coelho disse...

Parabens!!!Achei 10 o seu trabalho vai me ajudar bastante; Continui brilhando.OK!

Anônimo disse...

Parabens e obrigado. É exatamente o que eu preciso. Valeu!

Anônimo disse...

Parabéns!! Sou diretora de escola e amei entrar aqui no seu blog.O seu projeto está uma maravilha.É de professores assim q estou precisando.vou copiar .

Anônimo disse...

Eli Diniz
Seu projeto é lindo me ajudou bastante.

Roberta Nobre disse...

Muito obrigado....Acabaram com as minhas dificuldades...

Anônimo disse...

esse projeto me ajudou muito para o inicio das minhas atividade.muito obrigado

Anônimo disse...

Adorei o projeto. Me deu um boa noção de como trabalhar com meus pequenos

Anônimo disse...

(LINDO)...mas eu gostaria de ver um baile de carnaval na escola...ha muito vem se fazendo as tradicionais musicas antigas e atuais...professores no salao das 8 as 11hs pulando...Acho essa açao vazia...

Unknown disse...

Boa tarde!!! Gostaria de parabenizá-la, pois este foi um dos melhores projetos, senão o mais lúdico, que encontrei.